Mesa Redonda
A mesa será composta por profissionais de diferentes áreas que compartilham do interesse comum de discutir e viabilizar ações voltadas a Educação Ambiental.
Os participantes compartilharão ideias, iniciativas e desafios para a
implementação de ações dessa natureza em ambientes escolares e espaços
culturais e apresentarão algumas práticas de sucesso desenvolvidas em escolas e
bibliotecas.
Participantes da Mesa
Denis Maimoni
Bibliotecário formado pela Fundação
Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP, Bacharel em Ciências
Biológicas pela Universidade Brás Cubas, atuou como docente de saúde e
qualidade de vida na rede pública de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente
trabalha como Bibliotecário A. C. Camargo Câncer Center, desenvolve consultoria
para projetos sustentáveis em edificações baseadas na permacultura e
bioconstrução e lidera um projeto voluntário no CEU Jambeiro na Cidade de São
Paulo com aulas de iniciação ao Parkour. Foi co-autor de artigo
publicado na revista Molecular and Cellular Endocrinology em
2010.
Juliana Augusto Cardoso
Mestranda em Administração Pública
pela Columbia UniversityGraduada em Engenharia Ambiental pelo
Centro Universitário Luterano do Brasil, pós-graduada em Master In
Bussiness And Management pela Escola de Administração de Empresas de
São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Entre os anos de 2007 e 2014 foi diretora
das empresas: Ecoespaço Soluções Ambientais Ltda e Central
de Energia E Tratamento de Residuos da Amazonas Ltda. Atualmente é
membro da Rede de Talentos da Fundação Lemman e diretora da Secretaria de Meio
Ambiente e Recursos Naturais da Estância Hidromineral Poá onde desenvolve
projetos e políticas públicas voltadas a Educação Ambiental.
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Palestra
Relações Étnico-Raciais na Escola
A palestra "Relações Étnico-Raciais na Escola" aborda a Lei 11.645, de 2008, que altera a Lei 10.639 para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” a fim de trazer a importância da escola como espaço democrático, de discussão, reflexão, construção de conhecimentos e valores. As reflexões são feitas à luz do Parecer do Conselho Nacional da Educação, de 2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e de estudos e pesquisas do Ipea sobre a igualdade racial no Brasil. Trazemos, ainda, reflexões acerca da postura dos educadores diante de práticas de preconceito e da importância de se desconstruírem discursos já enraizados na cultura, a fim de lutarmos por uma sociedade menos desigual.
Palestrante: Prof.ª Mª Letícia de Souza Góes
Possui graduação e licenciatura plena em Letras - Português e Espanhol - pela Universidade de São Paulo. Iniciou suas pesquisas na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa por meio de Iniciação Científica financiada pelo Santander. Possui especialização pela UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo) em parceria com a USP em Ética, Valores e Cidadania na Escola, cuja monografia contemplou as relações étnico-raciais no ambiente escolar; e mestrado no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP) em que aprofundou seus estudos acerca da obra do autor moçambicano Mia Couto, tendo em vista o contexto sociocultural no qual se insere. Leciona Língua Portuguesa na rede pública e atua como Assessora Pedagógica na Editora SM.
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